Workshop Internacional: Alqueva | Temporalidade do Turismo e Arquitectura(s) para uma nova territorialidade

O Workshop Internacional de Arquitectura, Alqueva: Temporalidade do Turismo Arquitectura(s) para uma nova territorialidade, realizou-se de 9 a 16 de Setembro no Departamento de Arquitectura da Universidade de Évora (UÉ) e contou com a participação de 80 alunos e 20 docentes de várias Universidades pertencentes à rede internacional de escolas de arquitectura, “Designing Heritage Tourism Landscapes”.

A presente edição centrou-se na elaboração de um centro de observação/monotorização/museu e de um pequeno hotel situado junto à barragem do Alqueva, e contou com a coordenação de João Rocha, Sofia Salema, João Matos da UÉ e Mauro Marzo da Universidade de Veneza (IUAV).

Anualmente, e em sedes distintas de cada Universidade participante é realizado um Workshop de Arquitectura e um Seminário de investigação cujos resultados são divulgados anualmente.

Este ano e após o sucesso do workshop realizado em Veneza (2015), foi a região do Alqueva e a zona da sua barragem a servirem de origem para o trabalho que se desenvolveu desde o dia 8 de Setembro, com a conferência inaugural por Carlo Magnani (IUAV) no Instituto Italiano de Cultura em Lisboa.

O programa do workshop contou com um conjunto de conferências e de visitas de estudo complementares e recebeu o apoio e patrocínio de várias instituições, nomeadamente, da EDIA, da herdade do Esporão, da Herdade de São Lourenço do Barrocal, Museu da Luz, Instituto Italiano de Cultura em Lisboa, CIDEHUS, Cátedra UNESCO da UÉ, e da Delegação Regional de Cultura do Alentejo, para além da Escola das Artes da UÉ.

A apresentação dos trabalhos finais teve lugar no Auditório da Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, na cerimónia de encerramento e de entrega de diplomas por Ana Costa Freitas, Reitora da UÉ.

A Rede “Designing Heritage Tourism Landscapes", foi fundada em 2015 pela IUAV, a UÉ a Universidade Federico II de Nápoles e a Universidade de Sevilha, foram  as seguintes instituições que se associarem a esta iniciativa que conta atualmente com 8 Universidades participantes e tem por objetivo, refletir sobre o modo de como a arquitetura pode mediar e influenciar o desenvolvimento de uma estratégia territorial e arquitetónica relacionada com o fenómeno do turismo, e fomentar a realização conjunta de trabalhos académicos e de investigação sobre temas relacionados com o turismo em diferentes espaços do mediterrâneo, usando o território a paisagem a cidade.

Publicado em 21.09.2016