Bolsas - RETOMAR

No âmbito do Plano Nacional de Implementação de Uma Garantia Jovem, o Programa Retomar pretende promover o regresso à educação e formação, em contexto de ensino superior. O apoio traduz-se na atribuição de uma bolsa anual e na definição de um plano de acompanhamento individual. O prazo para a submissão de candidaturas foi prorrogado até 10 de outubro.

O Programa Retomar é uma medida que se insere no Plano Nacional de Implementação de Uma Garantia Jovem (PNI-GJ), aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 104/2013, de 31 de dezembro.

O Programa Retomar tem como principais objetivos:

• Permitir o regresso à educação e formação, em contexto de ensino superior, de estudantes que pretendam completar formações anteriormente iniciadas ou realizar uma formação diferente, nomeadamente incentivando o regresso de antigos estudantes que abandonaram o ciclo de estudos antes da sua conclusão;
  • Combater o abandono escolar no ensino superior, tendo presente critérios de utilidade social e empregabilidade;
  • Promover a qualificação superior de jovens que não estão nem a trabalhar, nem inseridos em percursos de educação ou formação (jovens NEET)

Este programa engloba um apoio financeiro anual, para comparticipação nos encargos com a frequência de um curso, no valor de 1 200 €, bem como um plano de acompanhamento individual a ser concebido e desenvolvido pela Instituição de Ensino Superior em que o estudante se encontre inscrito, estando o período de inscrições no mesmo aberto até ao próximo 10 de outubro.

Submissão: na plataforma Retomar.

Consulta toda a informação no site da Direção Geral do Ensino Superior - plataforma Retomar.
Publicado em 17.08.2015
Fonte: Estudar