Exposição: "Susana Tereso - Entre Fotografia /Desenho / Pintura 2005-2015"

Lança-se o convite para o evento "Susana Tereso  - Entre Fotografia /Desenho / Pintura 2005-2015", uma exposição individual retrospetiva que relaciona fotografia, desenho, pintura, gravura e tecnologias de ciência como a microscopia, usando materiais locais como as rochas e
as plantas. Estas últimas experiências têm sido realizadas no Departamento de Artes Visuais e Design (DAVD) da Universidade de Évora, sob orientação do artista e Professor Doutor Filipe Rocha da Silva do DAVD.

A exposição irá decorrer entre 4 de Julho e 29 de Agosto de 2015.

NOTAS BIOGRÁFICAS

Susana Tereso nasceu em Lisboa em 1972 e vive em Sesimbra. Concluiu a licenciatura em Biologia, mestrado em Biologia - Melhoramento de Plantas, doutoramento em Biologia -Biotecnologia, pós-doutoramento em Educação Ambiental pela Arte, mestrado em Ensino de Artes Visuais, 1º e 2º anos do doutoramento em Belas Artes - Pintura da Faculdade de
Belas-Artes da Universidade de Lisboa - FBAUL (e frequência do 3º ano com o projeto de pintura "Pintura Sumi-e e Sustentabilidade"),mestrado em Ensino de Artes Visuais, e 1º ano do doutoramento em ArtesVisuais 2014/2017 da Universidade de Évora (a iniciar o 2º ano), e tem
formação em Fotografia, Desenho, Pintura, Gravura e Educação pela Arte. No âmbito da educação ambiental pela arte publicou o artigo"Environmental Education though Art no Journal of Education ThroughArt" em 2012, e realizou a apresentação oral "Art and Nature as Modelof Well Being: From Protected Area to City" na Spaces and Flows: na International Conference on Urban and Extraurban Studies em Los Angeles em 2010.

Criou e coordenou o Programa de Educação Ambiental pela Arte da Reserva Natural do Estuário do Sado 2008-2010, em 2009-2010 designado por "Paraíso" em parceria com o artista plástico local Luís Valente. Em 2011, em parceria com Luís Valente, criou a pós-graduação "Práticas da Arte Contemporânea" da Escola Superior de Belas-Artes da Universidade Lusófona, e entre 2010-2013 exerceu o cargo de Professora Auxiliar de "Desenho e Comunicação Visual", "História e Práticas do Desenho", e "Workshop de Artes Visuais" no Instituto de Arte, Design e Marketing - IADE.

Desde 2005 tem desenvolvido o seu projecto artístico pessoal, tendo realizado diversas exposições individuais e colectivas, incluindo "Um dia no Sado!" e "Sentir a Serra!" (fotografia, 2005-2006); "To Feel the Mountain!" (entre fotografia/instalação/happening/performance,
2007) na Conferência Internacional "Art Therapy" em Lodz na Polónia; "Colecção Sado!" (entre fotografia/instalação, 2009); "Cuidar do Sado" e "Vamos Cuidar do Sado!" (fotografia, desenho e pintura, 2009), "Arte no Sado!" (fotografia/instalação, desenho e pintura, 2010), "Lisboa
Nua" e "Parques Urbanos!" (fotografia, desenho, pintura, azulejo, gravura e instalação, 2011).
E mais recentemente "Pintura sustentável – da pintura sumi-e à pintura ocidental" (pintura, 2012), "Árvores Espontâneas" (pintura, 2012) no "LandArt Cascais 2012" do Centro Cultural de Cascais, "Da materialidade à natureza humana – Pintura Orgânica" (pintura, 2013) na Galeria Municipal de Arronches, e "Pintura e Sustentabilidade - Fotografia-Pintura" (entre fotografia/pintura, 2014) na Galeria Municipal de Portalegre.

De 04.07.2015 a 29.08.2015
Galeria Municipal do 11, Avenida Luísa Todi, 5 – Setúbal