Homenagem aos Mecenas do Fundo de Apoio Social aos Estudantes da Universidade de Évora

Decorre no dia 16 de junho no Jardim do Granito do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora (UE), a partir das 18h30, uma cerimónia de homenagem aos Mecenas do Fundo de Apoio Social aos Estudantes da UE (FASE-UE). Além do reconhecimento público dos mecenas envolvidos, vai  decorrer ainda a Entrega de Diplomas aos alunos relativos aos anos letivos 2013/14 e 2014/15. A destacar ainda a presença da artista plástica Joana Vasconcelos, a propósito da assinatura de um protocolo com a Fundação Joana Vasconcelos (FJV), que vai permitir a atribuição de bolsas anuais a alunos da Escola de Artes da UE.

Consciente da sua responsabilidade social e das dificuldades que a sociedade portuguesa hoje enfrenta, nomeadamente as famílias com estudantes que frequentam o ensino superior, e para colmatar questões como o insucesso ou o abandono escolar, a Universidade de Évora criou, em 2012, o FASE-UE, para o qual contribuem diversos mecenas, que de ano para ano têm vindo a crescer.

O FASE-UE tem como objetivo prestar apoio aos estudantes em situação de emergência social ou com manifestas e comprovadas dificuldades económicas. O apoio prestado a cada aluno tem a duração de um ano letivo, podendo cada aluno candidatar-se em anos letivos seguintes, e pode envolver, de acordo com o grau de necessidade apurado, o pagamento total ou parcial da propina respeitante ao ano em questão, senhas de refeição e/ou comparticipação dos custos de residência universitária.

Integrado na cerimónia, vai ser ainda assinado um protocolo entre a academia eborense e a FJV que visa a atribuição de bolsas anuais a estudantes da UE, que frequentem cursos das Licenciaturas em Artes Visuais - Multimédia e em Design, da Escola de Artes.

A Bolsa Joana Vasconcelos é concedida pelo período de um ano letivo, podendo os bolseiros apresentar anualmente nova candidatura, sendo o valor a atribuir por cada bolsa de 500 euros mensais.

No primeiro ano de entrada em vigor do protocolo é atribuída uma bolsa a um aluno do 2º ano dos 1ºs ciclos em Artes Visuais – Multimédia e em Design. No segundo ano são atribuídas duas bolsas, uma a um aluno do 2º ano e outra a um aluno do 3º ano. No terceiro ano e nos anos seguintes são atribuídas três bolsas, uma a um aluno do 2º ano e as restantes a dois alunos do 3º ano das mesmas licenciaturas.

Um dos principais objetivos da FJV é o apoio à educação pela Arte. Nesse sentido, a FJV atribui bolsas de estudo e de investigação ou subsídios a projetos e iniciativas no domínio das Artes.

Mais informações sobre os apoios sociais da UE em http://www.sas.uevora.pt/

Publicado em 15.06.2015