jornal i 05/05/2015
Exposição: "Identidade e Circunstância" - João Bacelar

As obras de João Bacelar, docente do Departamento de Artes Visuais e Design da Universidade de Évora, assim como as dos artistas Natércia Caneira e João Vilhena, estão patentes no Palácio Nacional de Mafra.

Mafra. Três visões distintas para uma só identidade
Palácio Nacional de Mafra
9 de maio (inauguração) até 28 de junho

"O Palácio Nacional de Mafra recebe, pela primeira vez, três exposições individuais criadas propositadamente e na sua totalidade para o espaço. Visões e percursos artísticos diversos cruzam-se sob o título “Identidade e Circunstância”, recuperando uma tradição secular de ligação entre os palácios reais e as artes plásticas. João Bacelar, Natércia Caneira e Joao Vilhena foram os artistas convidados a abraçar este desafio e contribuem com criações distintas, com diferentes abordagens e ocupações do espaço.

João Bacelar, que propõe um conjunto de obras em que os corpos fotografados de vários modelos são convidados a visitar o espaço do palácio, começou a desenhar em pranchas de surf e bodyboard. Mais tarde, ao interesse pelo design juntou a ilustração e a fotografia para publicidade e moda. Nos anos 90 foi co-fundador de uma das maiores gráficas de design portuguesas e, a partir dessa década, começou a somar prémios em áreas técnicas, de design e comunicação. Além da ilustração, em que se inclui o livro infantil “101 coisas e meia para fazer antes de crescer”, e da fotografia – foi fotógrafo de backstage da Moda Lisboa e do festival Optimus Alive –, tem um extenso trabalho em vídeo, em que se destaca a realização da “Temporada de Música e Dança Gulbenkian 99/00”, para a RTP2.

O artista, que em 2014 apresentou uma exposição antológica na Galeria Luís Serpa Projectos, comissariada por António Cerveira Pinto e integrada na comemoração dos 30 anos do espaço, foi o único português a ter material de vídeo seleccionado para o documentário “Life in a Day”, produzido por Ridley e Tony Scott."

Fonte: jornal i 05/05/2015

 

Publicado em 05.05.2015