Sofia Salema – Prémio IHRU 2014 - “Reabilitação de Espaços Públicos”

Docente do Departamento de Arquitetura, Sofia Salema é uma das projetistas da obra municipal de requalificação do bairro da Mouraria, de Moura, requalificação premiada na edição 2014 dos prestigiados Prémios IHRU.

A obra municipal de requalificação dos espaços públicos do bairro da Mouraria, na cidade de Moura, foi distinguida na edição deste ano dos prestigiados Prémios IHRU. Esta intervenção de reabilitação urbana foi concluída em 2013.

A candidatura da “Requalificação dos Espaços Públicos da Mouraria de Moura”, na variante “Reabilitação de Espaços Públicos”, foi formalizada pelos seus projetistas, arquitetos Sofia Salema e Pedro Guilherme, e promovida pela Câmara de Moura.

O júri dos Prémios IHRU 2014 foi constituído por personalidades indicadas pelo IHRU e por representantes da Ordem dos Arquitetos, da Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas, da Ordem dos Engenheiros, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil e do Grémio do Património.

O Prémio IHRU 2014 visa valorizar e promover a divulgação do trabalho desenvolvido por projetistas, construtores e promotores, tanto públicos como privados, ao nível da reabilitação urbana; promover a disseminação de boas práticas; contribuir, através do conhecimento de experiências inovadoras, para a contínua adaptação a novas situações; assegurar, através da divulgação das melhores intervenções, também na perspetiva técnico-económica, o interesse dos cidadãos em geral pela preservação e revitalização do património habitacional e das áreas urbanas; contribuir para a divulgação de melhorias sociais no acesso a habitação. As variantes a concurso são reabilitação de edifício, reabilitação de conjunto urbano; reabilitação ou requalificação de espaço público; e área de reabilitação urbana.

O Prémio IHRU é atribuído pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU). Este instituto público resulta da reestruturação do antigo Instituto Nacional de Habitação (INH), tendo nele sido integrados o Instituto de Gestão e Alienação do Património Habitacional do Estado (IGAPHE) e parte da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN).

Fonte: Mouraria Premiada - ALENTEJO EM LINHA

Publicado em 09.12.2014