Ciclo "E criamos assim... Criadores e Públicos em Conversa" | Performance

Conferência / Aula Aberta

"Histórias de Vida" com Cecília Silveira e Shahd Wadi

Entrada Livre

No trabalho de diversos artistas, o interesse por narrativas de vida e, na sua vizinhança, percursos biográficos, ciclos de vida, identidades, autobiografias, subjectividades vivenciais, memórias e trajectórias pessoais (e o modo como estas integram e incorporam trajectórias colectivas) concretizou-se em múltiplas abordagens de criação e numa diversidade imensa de propostas criativas. Para muitos desses artistas, o pensamento e o fazer artístico constituem ainda um palco privilegiado para abordar a intrínseca relação entre a História, a Memória, o Género e o Poder. Nesta sessão debate-se a expressão das histórias de vida no trabalho das artistas Cecilia Silveira e Shahd Wadi. Venha ouvi-las!

Cecília Silveira
Doutoranda em Belas-Artes (Desenho) - Universidade de Lisboa - 2017/2018.
Frequentou o curso de Projeto Aplicado em Ilustração/Banda Desenhada no Ar.Co - Lisboa.
Estudos Avançados (DEA) em Antropologia (especialidade em migrações, etnicidade e transnacionalismo) - FCSH/UNL - 2015/2016. 
Concluiu o Mestrado em Crítica de Arte e Arquitectura - Universidade de Coimbra - 2010/2012. 
Especialização em Ensino e Pesquisa em Arte e Cultura - Universidade do Estado de Minas Gerais - 2010. 
Em 2017 reeditou “GO” pela Sapata Press e publicou na coletânea “Ofende-me” pelo projeto editorial Dor de Cotovelo (Portugal).
Em 2016 publicou “GO” e “Satan” pela Dor de Cotovelo e “Madrugada” pela Sapata Press.
Desde 2013 contribui com ilustrações para campanhas, revistas, edições independentes e zines, no Brasil, em Portugal e Espanha.

Shahd Wadi 
Nasceu no Egito, cresceu na Jordânia, e vive e trabalha em Portugal desde 2006. Nas palavras da autora “Palestiniana, entre outras possibilidades, mas a liberdade é sobretudo palestiniana. Procurou as suas resistências ao escrever “Feminismos dos corpos ocupados: as mulheres palestinianas entre duas resistências”, tese de mestrado em Estudos Feministas pela Universidade de Coimbra, a mesma instituição onde veio a obter o doutoramento. Para os respectivos graus académicos, ambas as teses foram as primeiras no país na área dos Estudos Feministas. Foi então seleccionada para a plataforma Best Young Researchers (ERD). Na sua investigação, que serve de base ao livro “Corpos na trouxa: histórias-artísticas-de-vida de mulheres palestinianas no exílio”, aborda as narrativas artísticas no contexto da ocupação israelita da Palestina e considera as artes um testemunho de vidas. Também da sua.”

Organização: Vanda Gorjão e Teresa Furtado, Departamento de Artes Visuais e Design da Escola de Artes e Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora, em parceria com o Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida.

 

Em 19.04.2018
17:30 | Centro de Arte e Cultura | Fundação Eugénio de Almeida
Anexos