6.ª Edição - Festival Pedreira dos Sons - 2018

Devido às condições climatéricas adversas o Festival Pedreira dos Sons 2018 será apresentado no Cineteatro Vianense, em Viana do Alentejo.

Entrada Livre

“A Pedreira dos Sons é palco para um Festival anual organizado pela Escola de Artes da Universidade de Évora em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Alentejo.”

É um local improvável, onde as ações do Homem e da Natureza se conjugaram de modo singular, criando um anfiteatro natural de estonteante beleza e surpreendentes propriedades acústicas. O contraste das linhas sinuosas da rocha mãe com os cortes abruptos e rectos que a atividade humana lhe impôs, o jogo das sombras, as infiltrações de vida no tecido inorgânico, os matizes da pedra e os ocres da terra conjugam-se na memória de todos aqueles que já por lá passaram e marcam-na indelevelmente. Porque ouvir música e apreciar outras formas de expressão artística neste lugar mágico é uma experiência de vida e uma ocasião rara, em que a contemplação estética se conjuga com a percepção da noite que pulsa sob um céu profundo, estrelado, e da Natureza que nos envolve com mil cheiros, sons e sensações...

Enquanto Diretora da Escola de Artes da Universidade de Évora, considero um privilégio, um fabuloso desafio e uma enorme responsabilidade propor a programação que ocupará o espaço da Pedreira dos Sons em cada nova edição do Festival.

Por essa razão, a aposta de 2018 diferencia-se das anteriores pela diversidade e consistência da oferta, mas também pela sua adequação ao espaço e público da Pedreira. De facto, para além de espetáculos musicais resultantes do trabalho desenvolvido por estudantes e docentes do Departamento de Música (no âmbito das Orquestras de Sopros e de Jazz dirigidas por Yan Mikirtumov e Claus Nymark, mas também contando com solistas de renome como Mário Marques e Gonçalo Pescada), teremos este ano a colaboração internacional do Schedrik-Chor, da Alemanha. O cante alentejano, património imaterial da UNESCO desde 2014, estará igualmente representado na sessão de abertura, através da atuação de dois grupos corais da região.

Bucólico, um recital de poesia apresentado por estudantes dos Departamentos de Artes Cénicas e de Música sob a orientação de Marcos Freire dos Santos alude à interseção entre a natureza e a ruralidade que caracteriza o meio em que a Pedreira se inscreve, tal como a exposição de esculturas da ex-aluna do Departamento de Artes Visuais e Design Sílvia Lézico, baseadas num projeto científico de recolha e codificação de um alfabeto gráfico pastoril.

Por tudo isto, fica o convite à descoberta da Arte, da Natureza e do Património na Pedreira dos Sons... Deixe-se surpreender e encantar!

Ana Telles

Diretora da Escola de Artes da Universidade de Évora

 

PROGRAMAÇÃO 2018 | 25, 26 E 27 DE MAIO

25 DE MAIO, 21H

Sessão Inaugural

Presidente da CMVA, Reitora da UÉ, Subdiretor da EArtes

Projeção Vídeo: Mensagem Diretora da EArtes

Apontamento de Cante Alentejano

Grupo Coral “Paz e Unidade”


Grupo Coral e Etnográfico de Viana do Alentejo

Apresentação da exposição Alfabeto Gráfico Pastoril, de Sílvia Lézico (ex-estudante do Departamento de Artes Visuais e Design da Universidade de Évora)

Concerto

Schedrik-Chor (Alemanha)

Orquestra de Sopros da Universidade de Évora

Direção: Yan Mikirtumov

26 DE MAIO, 21H

Concerto de estudantes e docentes do Departamento de Música da Universidade de Évora

Quarteto de Saxofones

Saxofone Soprano - Pedro Pereira

Saxofone Alto - João Costa

Saxofone Tenor - Gustavo Mateus

Saxofone Barítono - Carlos Conde

 

Duo de Saxofone e Acordeão

Mário Marques (saxofone)

Gonçalo Pescada (acordeão)

 

27 DE MAIO, 18H

Recital de poesia Bucólico

Estudantes dos Departamentos de Artes Cénicas e de Música da Universidade de Évora

Homenagem à estudante Daniela Antunes, do Departamento de Artes Visuais e Design da Universidade de Évora, que recebeu o prémio para a imagem gráfica do Festival em 2017

Kenny Wheeler, The Sweet Time Suite

Orquestra de Jazz da Universidade de Évora

Direção: Claus Nymark

 

 

De 25.05.2018 a 27.05.2018
21:00 | Cineteatro Vianense | Viana do Alentejo