UÉ - Semana Internacional de Acesso Aberto 2017

Na  sequência da iniciativa Semana Open Access a decorrer de 23 a 29 de outubro, a Universidade de Évora, parceira desta iniciativa, junta-se ao movimento pelo acesso aberto partilhando um conjunto de informações sobre o Acesso Aberto e Ciência Aberta, disponível em Portugal.

Portal Ciência Aberta

A página CIÊNCIA ABERTA reúne informação, iniciativas e conteúdos formativos e tem como público-alvo todos os agentes envolvidos no sistema científico nacional e a sociedade em geral.
Na lógica dos princípios da Ciência Aberta este é um projeto colaborativo, em desenvolvimento, feito para a comunidade e com a comunidade.

Links em destaque:

Política de Acesso Aberto da FCT

As Políticas de Acesso Aberto da FCT englobam regras e recomendações para o acesso livre e online a publicações sujeitas a revisão por pares e a dados resultantes de investigação científica financiada pela FCT. As políticas entraram em vigor a 5 de maio de 2014.

Obtenha toda a informação no link https://www.fct.pt/acessoaberto

Depósito Legal de Teses e Dissertações

Foi publicada a Portaria nº 285/2015 de 15 de setembro , que aprova o Regulamento Técnico de Depósito de Teses e Trabalhos de Doutoramento e de Dissertações de Mestrado. Esta Portaria obriga ao depósito de uma cópia digital num repositório integrante da rede do Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP), operado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P.

Mais informações no link https://dre.pt/application/file/70297526

Na Universidade de Évora o cumprimento deste processo é assegurado pelo trabalho conjunto dos Serviços Académicos, no momento da receção das teses e dissertações, e posteriormente pela Biblioteca Geral da UÉ, que realiza o depósito das teses de alunos no RDPC.

De 23.10.2017 a 29.10.2017
Fonte: Investigar