EXPOSIÇÃO "Do silenciamento à reacção: Práticas Artísticas para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres”

Entrada Livre

A partir de 8 de Março e durante um mês será patente, no Edifício ID, a exposição “Do Silenciamento à Reação: Práticas Artísticas para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres”. Centrada no fenómeno da violência contra as mulheres, a mostra reveste-se na forma de vídeos, desenhos, instalações, cartazes, performances e oficinas pontuais, entre várias outras práticas artísticas.

A violência contra as mulheres é um flagelo de saúde pública considerada pela comunidade internacional, nomeadamente o Conselho da Europa, a União Europeia e a Organização das Nações Unidas, como um impedimento do exercício dos direitos humanos fundamentais das vítimas de violência. Nesse sentido, considera-se que a intervenção das instituições de ensino, numa perspetiva multidisciplinar e em rede, é fundamental para combater e prevenir este tipo de atos.

Sabendo que esse tipo de violência é fruto de uma organização social hierarquizada na qual as mulheres, e também as crianças e os jovens, têm uma posição subalterna em que, além disso, existe um fosso entre a igualdade legislativa e a igualdade de facto entre as pessoas, um grupo de docentes do Departamento de Artes Visuais e Design da Escola de Artes (DAVD/EA), da Universidade de Évora, traçou um projeto artístico com o objetivo de melhorar a resposta ao fenómeno da violência, agora exibido na FCSH/NOVA.

De 08.03.2017 a 08.04.2017
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
Anexos