O ciclo História permanente do Cinema replica o título da programação da Cinemateca Portuguesa e apresenta em articulação com o programa do 2º semestre da cadeira de Estudos do Cinema e do Audiovisual II, uma série de grandes clássicos. Nesta e noutras disciplinas não existe tempo para o visionamento e concentração num só filme. Esta iniciativa vem colmatar parte dessa lacuna e procura ligar a docência e a investigação com a extensão universitária, constituindo-se como uma actividade de acesso livre. Contemplando géneros e latitudes diversas pretende-se não só visionar, mas também comentar, convidando-se um(a) especialista um(a), ou um(a) apaixonado um(a) por Cinema, a estimular o debate entre todos os presentes. Será assim uma forma de garantir um futuro para estas películas.
Coordenação – José Manuel Martins / Cinema-fora-dos Leões
Programação geral - José Manuel Martins, João Mesquita, Sandra Leandro
Programação 2º semestre 2016-2017 – Sandra Leandro
Organização – Departamento de Artes Visuais e Design e Departamento de Filosofia
Horário e Local das Sessões:
Quintas-feiras, às 21h30 – Auditório Soror Mariana – Rua Diogo Cão, nº 8
Universidade de Évora
SESSÕES:
16 de Fevereiro - Jean Renoir – La règle du jeu, 1939. Comentário: Sandra Leandro, UÉ
23 de Fevereiro - Orson Welles – Citizen Kane, 1941. Comentário: João Bernardo, UÉ
2 de Março – Luchino Visconti – Il gattopardo, 1963. Comentário: João Rabaça, UÉ
16 de Março - Jacques Tati – Mon oncle, 1958. Comentário: João Soares, UÉ
23 de Março - Jean-Luc Godard – À bout de souffle, 1959. Comentário: Fátima Nunes, UÉ
30 de Março – Cottinelli Telmo – A canção de Lisboa, 1933. Comentário: Ana Telles, UÉ
6 de Abril – Manoel de Oliveira – Non, ou a vanglória de mandar, 1990. Comentário: Maria do Rosário Lupi Belo, Universidade Aberta
20 de Abril - Alfred Hitchock – Rear Window, 1954. Comentário: José M Martins, UÉ
27 de Abril - Michael Powell, Emeric Pressburguer – The Red Shoes, 1948. Comentário: Sandra Leandro, UÉ
4 de Maio - Ingmar Bergman – O sétimo selo, 1957. Comentário: Carla Semedo, UÉ
11 de Maio - Rainer Werner Fassbinder- As lágrimas amargas de Petra von Kant, 1972. Comentário: Vanda Gorjão, UÉ
18 de Maio – Kenji Mizoguchi – Os amantes crucificados, 1954. Comentário: José M Martins, UÉ
25 de Maio – Federico Fellini – Amarcord, 1973. Comentário: Nuno Neves, UÉ