Encontro com o foto-performer Manuel Vason

Decorre nos dias 26 e 27 de Setembro, numa iniciativa conjunta do CHAIA-UÉ e do Departamento de Artes Cénicas, um encontro com o foto-performer de origem italiana Manuel Vason, iniciativa integrada no âmbito do projecto Conceitos e Dispositivos de Criação nas Artes Performativas.

Manuel Vason ministra, no dia 26, aos alunos da disciplina de Projecto Experimental de Teatro (docente João Garcia Miguel), do DAC, e outros participantes, um workshop dedicado à foto-performance e à exploração de aspectos temáticos e formais do trabalho do artista.

No dia 27, na Biblioteca Jorge Araújo, no Pólo dos Leões da Universidade de Évora, Manuel Vason apresenta o seu trabalho numa conferência aberta à Universidade e ao público em geral. Formado na Central Saint Martin, em Londres, após uma carreira inicial como fotógrafo de moda, Manuel Vason tem desenvolvido o seu percurso  ao longo dos anos cruzando a condição de fotógrafo com a de performer. Para Vason, com efeito, a fotografia é tanto registo como acção performativa, envolvendo activamente uma e outra dimensão nos limites do seu trabalho. Vason tem fotografado nessa perspectiva com inúmeros artistas da área da performance (entre os quais, por exemplo, os carismáticos  Guillermo Gomez Peña, Ron Athey ou Franko B), alicerçando nos processos colaborativos e na interrogação dos efeitos de mediação e registo sobre a presença as suas mais recentes criações e projectos, com os quais tem circulado amplamente, um pouco por todo o mundo. Um percurso cuja descoberta se propõe aos participantes nestes workshop e conferência.

A edição de textos de Manuel Vason, num volume coordenado por José Alberto Ferreira e a publicar na colecção RÉPLICA do Centro de Dramaturgia Contemporânea da Universidade de Coimbra, encerra o projecto.

Dia 26, 14:00 - 18:00

Workshop

Grupo de alunos do DAC (no âmbito da disciplina Projecto Experimental de Teatro); outros participantes.

Dia 27, 14:00

Biblioteca dos Leões

Conferência de Manuel Vason

Questões em torno das relações fotografia e performance, a partir do trabalho de Manuel Vason

Apresentação de José Alberto Ferreira

Uma iniciativa no âmbito do projecto Conceitos e Dispositivos de Criação nas Artes Performativas, promovido pela Pensamento Voador, Associação para a promoção de ideias  Teatro Académico de Gil Vicente [TAGV]. Com Licenciatura em Estudos Artísticos da Fac. Letras da Universidade de Coimbra, CHAIA e Departamento de Artes Cénicas, Escola de Artes da Universidade de Évora. Com o apoio da Direcção-Geral das Artes - Governo de Portugal.

Docentes responsáveis: Christine Zurbach e José Alberto Ferreira

 

De 26.09.2016 a 27.09.2016
15:00 | Colégio dos Leões