Detalhe de BI, pintura sobre tela (208 x 718 cm) de Filipe Rocha da Silva, 2016
Exposição | Filipe Rocha da Silva | BI

A MUTE tem o prazer de apresentar uma "instalação de pintura" e uma série de desenhos de Filipe Rocha da Silva, que será inaugurada dia 21 de Abril pelas 19 horas. Estes trabalhos poderão ser visitados no nosso espaço até 21 de Maio. 

Pela primeira vez, no nosso espaço expositivo, não temos uma exposição mas sim o que Filipe Rocha da Silva designa como "instalação de pintura" e uma série de desenhos que ajudam a contextualiza-la. Isto significa inevitavelmente uma certa informalidade na apresentação do trabalho principal mas também que a tela, apesar de terminada, se encontra em trânsito sem pretender encontrar aqui o espaço que permita o distanciamento exigível num formato mais convencional.  As características da nossa galeria acentuam portanto o carácter imersivo deste trabalho. Quando observado de perto ficamos facilmente envolvidos numa experiência/mergulho  que de facto é típica de uma instalação. Também nos parece relevante a este nível  o diálogo visual inevitável com elementos arquitectónicos que, de alguns pontos de vista, irão cortar o campo de visão do observador com o branco dos pilares.
 
A acompanhar este trabalho temos o texto de José Manuel Martins que abre múltiplas perspectivas e investigações a propósito desta tela de grandes dimensões.
 
Para finalizar gostaríamos apenas de referir algumas interpretações possíveis do título: BI. Para além do flirt incontornável com a questão da identidade, também temos implicado o tema do duplo, que até se encontra representado numa figura bicéfala e eventualmente bifálica. Em inglês bi é também abreviatura para bisexual. Apesar de não ter sido o título definitivo, Multitudes, foi apontado como uma alternativa pelo artista. Se assim fosse o título seria partilhado com um livro (2004) e também uma revista de Toni Negri (filósofo que foi associado às brigadas vermelhas em Itália). 


Biografia resumida:

Filipe Rocha da Silva nasceu em 1954, estudou nas Belas Artes de Lisboa, Studio International Art Centers em Florença e concluiu um MFA no Pratt Institute em Nova Iorque.

É professor na Universidade de Évora. Realizou exposições individuais em museus como o CAM – da Fundação Gulbenkian (1988), Museu da Cidade de Lisboa (2006), Fundação D. Luís I – Cascais (2009) e tem obras em a coleções como a Gulbenkian, Serralves, Union Fenosa, o Centro de Arte Contemporânea da Madeira, Instituto Politécnico do Porto, Ministério das Finanças de Portugal e o Banco de Portugal.

É representado em Nova Iorque pela Galeria Art Projects International.

Um conjunto da obra e mais informação pode ser consultada em: filiperochadasilva.com

 

De 21.04.2016 a 21.05.2016
19:00 | MUTE Galeria de Arte | Lisboa